domingo, 27 de abril de 2014

Era uma vez... Brasil!(Berçários 51,52 e 53)



A Educação Infantil é um campo fértil para explorar tais princípios que norteiam todo o trabalho pedagógico com esta faixa etária. Através da ludicidade e do faz-de-conta aproveitamos temas geradores comuns à nossa cultura, como o "descobrimento do Brasil e os primeiros habitantes" , assuntos que instigam a curiosidade, a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade,identidades e singularidades, o respeito ao bem comum e ao meio ambiente e às diferentes culturas nas crianças.

Sabemos que não contribuiremos para a cultura nacional se "lembrarmos" dos índios apenas um dia. Eles fazem parte da nossa história e seus costumes, conhecimentos e hábitos influenciam,inclusive,nos dias atuais.


Contação de História da chegada de Pedro Alvares Cabral em nossas terras, com fantoches e figuras. Com o objetivo de incentivarmos o gosto pelo aprendizado da história do Brasil, abordamos o descobrimento do Brasil de uma maneira mais prazerosa e significativa. Incentivamos a participação e a interação do grupo em todas as propostas feitas.

Berçário 51
 Berçário 52

Descobrimos que, quando os Portugueses chegaram ao Brasil, os índios já moravam aqui.Construímos uma OCA na sala e oportunizamos vestimentas indígenas para as crianças explorarem e se caracterizarem. Brincamos de pescaria e cantamos e dançamos as músicas: Pindorama, Brincar de índio e 1,2,3 indiozinhos.


Berçário 51 e 53
Berçário 52

Berçário 51 e 53

Reunimos os berçários 51 e 53 para realizarmos um circuito com as vivências dos índio como a pescaria e o entrar e sair do "tronco da árvore" com o minhocão. Em seguida degustamos em um piquenique as comidas tipicamente indígenas,tais como: tapioca, aipim, batata doce, cará, e as mais variadas frutas. Conseguimos estimular o paladar e a alimentação saudável; incentivamos a interação social e a imaginação.





Conhecemos a história do Brasil, hábitos e costumes indígenas,valorizamos a nossa cultura,exploramos a expressão corporal e musical.

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