domingo, 27 de abril de 2014

Confeccionando o pau-de-chuva


Trabalhando o projeto "Era uma vez... Brasil! ", levamos os alunos a perceberem a importância de valorizar e respeitar as diferenças culturais entre os povos. De uma forma divertida, aprenderam e vivenciaram valores por meio do conhecimento de novas culturas.Desta forma a turma 43 confeccionou um instrumento de percussão indígena chamado pau-de-chuva. Assim, puderem se aproximar mais ainda da cultura indígena.




 "Quando o índio mexe o instrumento, o canudo faz um som que é exatamente igual ao das chuvas das florestas da Amazônia - daí o nome "pau de chuva".

Brincando com os personagens de Pedro Álvares Cabral e os índios


 As educadoras da turma 41 levaram para sala fantoches e, utilizando todo o potencial que eles carregam em seu mundo mágico para ajudar a promover o "descobrimento do Brasil" através da dramatização deles, criando vida e identidade a eles. Assim proporcionaram as crianças a dramatização para expressar características dos personagens de nossa história.

Vivenciar o descobrimento do Brasil é  dar mais significado para a aprendizagem e mostrar aos pequenos que, embora o ano 1500 esteja longe, com boa imaginação e criatividade é possível fazer uma volta ao passado. Quem não gostaria de ser Pedro Álvares Cabral por alguns minutos? E que tal embarcar em uma caravela imaginária? Ou se transformar em um índio que habitava o Brasil em 1500? “Assim as crianças do maternal  aprendem a história brasileira de forma altamente significativa e prazerosa."

Descobrimento do Brasil segundo a Turma 12


 Enquanto desperta a riqueza da imaginação das crianças no "descobrimento do Brasil", a professora da turma 12 aproveita para levantar coletivamente a hipótese para sua "descoberta".Com esta proposta,conseguimos explorar a oralidade,percepção temporal, análise e síntese, bem como a valorização da nossa própria história.



E assim realizamos um trabalho pedagógico produtivo, tornando mais ativo seu potencial criador.


Era uma vez... Brasil!(Berçários 51,52 e 53)



A Educação Infantil é um campo fértil para explorar tais princípios que norteiam todo o trabalho pedagógico com esta faixa etária. Através da ludicidade e do faz-de-conta aproveitamos temas geradores comuns à nossa cultura, como o "descobrimento do Brasil e os primeiros habitantes" , assuntos que instigam a curiosidade, a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade,identidades e singularidades, o respeito ao bem comum e ao meio ambiente e às diferentes culturas nas crianças.

Sabemos que não contribuiremos para a cultura nacional se "lembrarmos" dos índios apenas um dia. Eles fazem parte da nossa história e seus costumes, conhecimentos e hábitos influenciam,inclusive,nos dias atuais.


Contação de História da chegada de Pedro Alvares Cabral em nossas terras, com fantoches e figuras. Com o objetivo de incentivarmos o gosto pelo aprendizado da história do Brasil, abordamos o descobrimento do Brasil de uma maneira mais prazerosa e significativa. Incentivamos a participação e a interação do grupo em todas as propostas feitas.

Berçário 51
 Berçário 52

Descobrimos que, quando os Portugueses chegaram ao Brasil, os índios já moravam aqui.Construímos uma OCA na sala e oportunizamos vestimentas indígenas para as crianças explorarem e se caracterizarem. Brincamos de pescaria e cantamos e dançamos as músicas: Pindorama, Brincar de índio e 1,2,3 indiozinhos.


Berçário 51 e 53
Berçário 52

Berçário 51 e 53

Reunimos os berçários 51 e 53 para realizarmos um circuito com as vivências dos índio como a pescaria e o entrar e sair do "tronco da árvore" com o minhocão. Em seguida degustamos em um piquenique as comidas tipicamente indígenas,tais como: tapioca, aipim, batata doce, cará, e as mais variadas frutas. Conseguimos estimular o paladar e a alimentação saudável; incentivamos a interação social e a imaginação.





Conhecemos a história do Brasil, hábitos e costumes indígenas,valorizamos a nossa cultura,exploramos a expressão corporal e musical.

domingo, 13 de abril de 2014

As cores e os dias da Semana - Ziraldo


" Inventar, ler , cantar e contar histórias são tarefas importantes na Educação Infantil. A narrativa para crianças pequenas envolve todas as oportunidades de interação que a criança tem com seu mundo imaginário. Ouvir, cantar e ler histórias de várias formas, fazer de conta, dramatizar com fantoches as leva a aprender melhor a realidade."
Adaptação do livro "As cores e os dias da semana " (Ziraldo)


O Bichinho da Maçã!



Berçário 53

Degustação da maçã ( Berçário 52)


Pintando com tinta comestível a casa do Bichinho da maçã


O contato com a cor "vermelha"proporcionou as possibilidades de estimulação a imaginação do Berçário. Nesta atividade tiveram contato com a textura, experimentaram a mistura, intensidade e deixaram sua marca, seu gesto, seu universo simbólico.

Berçário 53


A tinta comestível é mistura de gelatina com água filtrada.


Pintura da maçã com a cor vermelha (Berçário 52)












A rotina do Berçário 51 começa assim...


"A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança." 

 Rodinha com a chamadinha
Muita música para alegrar o dia!(Berçário 51)

Hora da História

 Refeições

Higiene Bucal 

e muitas brincadeiras...

















No espelho descobrimos....


Iniciamos com o Nosso projeto" Brasil "com atividades lúdicas voltadas para a construção e fortalecimento da identidade e da consciência do "EU", oportunizando a socialização e a valorização da auto-estima!!
Com a atividade:" Caixa da identidade" (uma caixa de sapato decorada com um espelho dentro)
Assim promovemos nas crianças o autoconhecimento, a imaginação, a curiosidade e o brincar com a própria imagem.




Berçário 51

Usando o espelho, as crianças do Berçário analisam de forma espontânea detalhes físicos da face e suas variadas possibilidades gestuais.

Brincando no espelho com a própria imagem, com gestos e expressões!! 

Em seguida , desenho do Autorretrato!!!


Continuando o trabalho com a identidade, proporcionamos uma Pintura no Espelho... As crianças experimentaram as texturas das tintas brincando livremente no espelho, em seguida pegamos folhas de papel , para imprimir a pintura que eles fizeram.

Berçário 53

 Pintura no rosto, descobrindo-se no espelho.
Breçário 53

Berçário 53

Berçário 53

Berçário 52

Grafismo com giz de cera.
Berçário 53


Colorindo a silhueta individual com as fotos das crianças e a colando no mapa do Brasil, dando o conhecimento que todos juntos fazemos parte do Brasil
Foi feito a pintura do coletiva do mapa do Brasil e a exploração da cor verde.(Berçário 51)

Descobrindo os sons com a banda rítmica.



Berçário 53

Com a Silhueta, o Berçário 51 e 52 trabalharam a imagem do nosso próprio corpo, os gêneros e os tipos de vestimentas!!!

Berçário 51
Berçário 51
Berçário 51
Berçário 52
Berçário 52

Berçário 52

Berçário 52