domingo, 21 de setembro de 2014

Maternal II 33

 A turma de Maternal II 33 faz da rodinha da rotina um momento de compartilhamento dos saberes.
 Identificamos a primeira letra de nossos nomes e dos nomes dos colegas. 
Contamos os meninos e as meninas para ver qual o time campeão do dia, mas não sem antes escrever o número do nosso jeitinho no quadro! 
Lemos histórias uns para os outros, dançamos e cantamos. 
Quanta aprendizagem temos com uma rotina dinâmica!




Dona Árvore

Turma 41 e nossa semana... 

Conversamos sobre a natureza e as árvores, a valorização do meio ambiente e o respeito pelos seres vivos.
 E a importância do meio ambiente para uma vida melhor. 
Ouvimos a música Dona Árvore da Bia Bedran, acompanhando o ritmo brincando. 
Utilizamos o raciocínio e a lógica para a montagem de uma árvore e suas partes. 
Conhecemos as diversas cores na atividade de pintura. Trabalhamos a memorização das crianças e reconhecimento da figura com a música. 
Com a visualização e exploração da natureza ajudamos as crianças aprenderem a conviver e respeitar a natureza.



Banho Berçário 53


O banho do bebê promove novas experiências e descobertas significativas para eles. Os objetivos principais da atividade são o desenvolvimento da linguagem e conhecimento do seu corpo. Assim, as crianças aprenderão de forma real os nomes dos objetos utilizados por eles mesmos durante o banho. Posteriormente, associarao essa linguagem às partes do seu corpo como: o shampoo lava a cabeça, o sabonete o corpo, a fralda será colocada no bumbum,etc. O banho se torna uma atividade divertida quando a criança começa a interagir com seu próprio corpo. Os objetos como boneca e banheira com bolinhas de sabão são recursos que auxiliam nesse descobrimento de forma divertida. Ao desenvolver essa atividade, a professora estimula o aluno com uma música onde ocorra a associação entre corpo e objeto (Chuveiro, “Patati Patatá.. )Ao retirar a roupa, são cogitadas as vestimentas e as partes do corpo as quais ela pertence. A criança tomará o banho junto com a boneca. A cada parte que a criança lava na boneca a professora lavará na criança. O resultado é gratificante:Aproximação afetiva entre professora e aluno e aprendizado!




-- 

Parceria com a Clínica da Família para atendimento dos alunos


A turma de Maternal 42 recebendo a visita na sala da equipe de Saúde Bucal da Clínica da Família  para escovação.




Semana da Educação Infantil

Na Semana de Educação Infantil a turma de Maternal I 42 recebeu os pais e responsáveis para elaborarem juntos um brinquedo típico da região Sudeste e também vivenciarem um pouco da rotina da turma. Os responsáveis primeiro realizaram uma dinâmica com a professora, onde eles criaram um diagrama de Lótus a partir da palavra FILHOS. Em seguida, fizeram uma peteca de jornal, brincaram no parquinho e saborearam uma deliciosa sopinha com seus filhotes!!







Sabores do Sudeste
 A turma de Maternal 41,após uma semana de degustações e história da culinária sudeste, encerrou com louvor na Semana da Educação Infantil.
 Depois de conhecer um pouco sobre a história do estado de São Paulo e a influência dos imigrantes italianos em sua culinária, os responsáveis prepararam juntos uma deliciosa pizza de banana para a sobremesa! E,logo em seguida, degustaram juntos o cardápio escolar, tornando assim,nossa manhã importante e produtiva.




A pré-escola Turma 12 na Semana da Educação Infantil.
Os responsáveis terminaram a confecção das árvores amazônicas com seus filhos e jantaram juntos.




O Berçário 51 recebeu os responsáveis para vivenciar um pouco da sua rotina.
Brincaram de roda, com uma música típica da região sul: Caranguejo não é peixe...
Em um segundo momento, pais e filhos pintaram as mãos para reproduzirem um caranguejo.
Logo depois, fomos todos para o refeitório degustar de um delicioso almoço!
Um dia maravilhoso, para as crianças, para os responsáveis e para nós, que podemos observar esta relação de pais e filhos interagindo no ambiente escolar.






sábado, 9 de agosto de 2014

Região Sudeste

"Zé Carioca vem mostrando seu som"

A turma de Maternal 41 assistiu ao vídeo
 "Aquarela Brasileira" em que o Zé Carioca exibe o Rio de Janeiro.  O personagem apresentava o estereótipo do malandro carioca, seu gosto pela dança e seu modo preguiçoso e divertido de ser.
Conhecendo o instrumento do Zé Carioca,o pandeiro.Explorando a criatividade sonora e reproduzindo o personagem.

O Brasil e seus personagens


As turmas do MI e Berçário reconheceram as frutas explorando seus sabores e cores utilizando como disparador a personagem de Carmen Miranda

"Carmen Miranda representava muito do Brasil e deu ao mundo a imagem de um país feliz, alegre, tropical, quente e positivo. É óbvio que o Brasil não é só isso, mas Carmen mostrou aos outros povos o que é a nossa música, a nossa dança e a nossa arte. Por isso a imagem de Carmen e o Brasil ficaram geminadas por tanto tempo, porque Carmen era meio que o próprio Brasil. Ela oferecia o nosso melhor e mais bonito aos estrangeiros. O carnaval, o samba, o humor, a beleza e a alegria. Ela, que sequer era latina (afinal nasceu portuguesa), nunca se naturalizou brasileira ou americana, morreu sendo portuguesa. Mas a brasilidade e a latinidade de Carmen Miranda encantou o mundo. Pode-se dizer que a razão do sucesso de Carmen foi a identidade cultural brasileira que ela carregava consigo mesma. Não pode existir nada mais brasileiro que Carmen Miranda, a brasileira mais famosa do século XX."

 Maternal 41
Maternal 41
Pré-escola(turma 12)
 Berçário 51 e 53
Berçário 51 e 53

Carmen Miranda é conhecida pelo excesso de colares no pescoço e pelas frutas tropicais que ornamentavam a cabeça.

Pré-escola

Começam os preparativos para culminância do subprojeto 
"Meu Brasil,brasileiro-Conhecendo os encantos de um País Tropical"
 Confecção do mapa político da Região Norte

Pré-escola Turma 11
Turma 12


Pré-escola




Pré-escola trabalhando com mesas diversificadas de letras,números e formas geométricas.

Na educação infantil é imprescindível um ambiente acolhedor e desafiador. Que tenha por objetivos, produzir conhecimento e aprendizagem, através de vivências lúdicas.

Com esse objetivo introduzimos as mesas diversificadas  e com isso as crianças ficaram mais compenetradas nas brincadeiras, tornando aquele espaço um mundo inteiramente seu. Aprendendo desta forma simples a compartilhar, expressar seus sentimentos e pensamentos e a liberdade de escolher onde quer ficar, o que deseja fazer, com quem brincar ou simplesmente brincar sozinha.
Com essa modalidade de organização garantimos que as crianças possam vivenciar diferentes situações de aprendizagem, escolhendo, exercitando a autonomia e buscando conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos ligados à construção de conhecimento e relacionamento interpessoal.


Oferecermos às crianças diferentes possibilidades educativas, visando uma aprendizagem significativa, de
forma prazerosa, harmoniosa e criativa é o objetivo do EDI Valéria.




“As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de

um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.”
(Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. pág.21).

"Copinha 2014"



Em clima de Copa do Mundo, o nosso EDI, organizou uma competição entre as crianças. A “ Copinha , que foi organizada pela professora de Educação Física, Erika, contou com a participação de todas as crianças e educadores.









quarta-feira, 25 de junho de 2014

Visita do Jogador Evandro no EDI

É na Educação Infantil que as crianças estão começando a vivenciar a cidadania através de suas aprendizagens! 
CRIANÇA TAMBÉM É CIDADÃ DO MUNDO!


A construção da cidadania segundo às leis do país.

De acordo com a LDB ( lei de diretrizes e base da educação),a educação infantil é considerada primeira etapa da educação básica título 5,ep 02, seção 02, artigo 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. bem como a responsabilidade das instituições da educação e do desporto propõe um referencial curricular nacional para educação infantil (rcnei).onde estão incluídos alguns princípios que podem contribuir para o exercício da cidadania:

*o respeito a dignidade e aos direitos das crianças consideradas nas suas diferenças individuais sociais, econômica, culturais, étnicas, religiosas etc.
* o direito das crianças brincar como forma particular de expressão ,pensamento, interação e comunicação infantil.
*o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis , ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas á expressão, a comunicação, a interação social, ao pensamento, ética e a estética.
*a socialização as crianças por meio de suas participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais e sem discriminação de espécie alguma ;
* atendimento aos cuidados essenciais associados a sobrevivência e no desenvolvimento de sua identidade.



 Recebemos uma visita que é um exemplo de cidadania,Evandro que faz parte da dupla masculina de Vôlei de Paia do Brasil.












E para recebermos a visita de Evandro preparamos o nosso EDI com muito carinho