sábado, 6 de junho de 2015

Culminância da 1ª etapa do nosso projeto: exposição de trabalhos sobre o Rio antigo!


Através de um objeto significativo para a turma, iniciou-se toda uma pesquisa acerca do cenário da nossa cidade na época. Lamparinas, lambe-lambe, vitrola e muitos outros objetos fizeram parte do cotidiano dos nossos pequenos durante esta etapa do projeto, que será apresentada agora, através da Exposição sobre o Rio Antigo.









Assistindo ao filme "Cada um na sua casa" no Cine Nova Brasília!


Mais uma importante parceria firmada desde 2014: Cine Nova Brasília e EDI Valéria. Nossos pequeninos espectadores agradecem o carinho de todos os funcionários do cinema! Aqui assistindo ao filme "Cada um na sua casa"!

Lembrando que o Cine Nova Brasília já é considerado um importante ponto turístico do Complexo do Alemão!!!



Agradecemos, mais uma vez, a parceria dos responsáveis pelos alunos dos berçários que sabem a responsabilidade que é realizar uma atividade externa com esse grupamento e se comprometeram a comparecer ao evento!







sexta-feira, 5 de junho de 2015

Aprendendo de forma dinâmica com a turma 31!


Nos aprofundando na temática do Rio antigo, conhecemos diversos objetos que não fazem mais parte da nossa rotina, como o binóculo, o monóculo, a vitrola, o LP, o Walkman, entre outros. Dessa forma, pudemos começar a desenvolver uma noção de tempo maior e perceber o quão rico pode ser estudar o passado da nossa cidade!


Após manusear os objetos disponibilizados, votamos no que mais gostamos e montamos um gráfico.


No decorrer da nossa aprendizagem, pudemos visualizar outros objetos e imagens interessantes e registramos todo o nosso conhecimento no nosso blocão...


Lemos o livro: "O carteiro chegou" e pudemos conhecer melhor esse gênero textual pouco utilizado nos dias de hoje. Também conhecemos uma caixa dos Correios e produzimos individualmente uma carta para colocar dentro dela e enviar para alguém de nossa preferência.


Conversamos sobre os meios de transporte e fizemos um comparativo entre os antigos e os atuais e confeccionamos uma listagem referente à essa aprendizagem. 



Estudamos os brinquedos e brincadeiras antigas e produzimos, com jornais e revistas, o brinquedo que mais achamos interessante: a peteca!


Dentro de nossa rotina de aprendizagens diversificadas, ainda temos a possibilidade de amplo desenvolvimento com a aula de Educação Física da professora Érika!






Formação continuada no nosso EDI!

Entendemos que a formação continuada deve permear nosso fazer diário enquanto profissionais da educação que somos. Além disso, a tarefa de multiplicar conhecimentos é inerente a função que ocupamos.

Sendo assim, o EDI Valéria apresenta com muito orgulho um dos muitos momentos de formação continuada de nossos educadores.


"Encontro de formação sobre Educação Especial-Autismo"

"Encontro de formação sobre direitos humanos e igualdade racial"

Visita ao Planetário da Gávea!

Dando continuidade ao Projeto de Trabalho deste ano, as turmas da Pré-Escola visitaram o Planetário da Gávea. Lá tiveram contato com estrelas, planetas e galáxias e prestigiaram este lugar tão importante para a cidade do Rio de Janeiro.

Nossos carioquinhas deram show!!!



Atividades e rotina da turma 53!



























Aprendizagem dinâmica com a turma 52!

O berçário 52 fez uma viagem no tempo e conheceu alguns objetos do Rio Antigo...
 Nas fotos, eles olham curiosos e apalpam uma lamparina, daquelas que eram usadas quando não existia eletricidade! Em seguida eles coloriram o desenho do mesmo objeto! Foi uma festa!!!








A aprendizagem da turma 23!


Investigamos o objeto da atividade proposta: a caneta da Princesa Isabel, integrante da Família Real. Após esse momento, escrevemos o "P" de pena com a caneta pena e recontamos a história com uso de figuras. 



Investigamos ainda quem eram os escravos e como eles viviam, para melhor conhecer a nossa história!



Lemos o livro: "Menina bonita do laço de fita" e dramatizamos a história contada.
Ouvimos, ainda, a música "Ser diferente é normal" da Preta Gil e Gilberto Gil, para melhor possibilitar o trabalho com as diferenças.




Ao final, confeccionamos os personagens da história: a menina e o coelho.



Trabalhando os objetos antigos, fizemos a leitura do livro: "O que tem na casa da vovó?" e exploramos o telefone do tempo da vovó.