quarta-feira, 25 de junho de 2014

Visita do Jogador Evandro no EDI

É na Educação Infantil que as crianças estão começando a vivenciar a cidadania através de suas aprendizagens! 
CRIANÇA TAMBÉM É CIDADÃ DO MUNDO!


A construção da cidadania segundo às leis do país.

De acordo com a LDB ( lei de diretrizes e base da educação),a educação infantil é considerada primeira etapa da educação básica título 5,ep 02, seção 02, artigo 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. bem como a responsabilidade das instituições da educação e do desporto propõe um referencial curricular nacional para educação infantil (rcnei).onde estão incluídos alguns princípios que podem contribuir para o exercício da cidadania:

*o respeito a dignidade e aos direitos das crianças consideradas nas suas diferenças individuais sociais, econômica, culturais, étnicas, religiosas etc.
* o direito das crianças brincar como forma particular de expressão ,pensamento, interação e comunicação infantil.
*o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis , ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas á expressão, a comunicação, a interação social, ao pensamento, ética e a estética.
*a socialização as crianças por meio de suas participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais e sem discriminação de espécie alguma ;
* atendimento aos cuidados essenciais associados a sobrevivência e no desenvolvimento de sua identidade.



 Recebemos uma visita que é um exemplo de cidadania,Evandro que faz parte da dupla masculina de Vôlei de Paia do Brasil.












E para recebermos a visita de Evandro preparamos o nosso EDI com muito carinho




















O Afeto é essencial(Berçário 52)


Trabalhando a cidadania no Berçário


O Berçário é um espaço muito especial,onde consideramos fundamental o vínculo afetivo para o bem-estar das crianças.

Cada criança tem seu próprio ritmo para acordar, alimentar-se, brincar, descansar, dormir... Por isso lhes dedicamos atenção personalizada, respeitando o "tempo" de cada um, suas necessidades e características pessoais
.


Durante esta fase as crianças necessitam de cuidados adequados, relativos à higiene, alimentação e saúde, além do afeto e carinho dos adultos com as quais convive. Um ambiente tranqüilo e acolhedor também faz a diferença para o desenvolvimento das crianças.